quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Compre à base do "prove-um-pedacinho"

Luiz Henrique Ligabue

À primeira vista, a mercearia pode passar despercebida. Um toldinho amarelo surrado protege as duas portas de garagem da loja que remete o visitante direto às mercearias da década 80. Uma bancada repleta de frutas secas, biscoitos de polvilho e sequilhos recebe os clientes. Azeites e queijos pendem do teto e completam a sensação de nostalgia. A lista de produtos nas prateleiras não é enorme, mas a qualidade faz a diferença no Laticínios Turiassu (Rua Turiassu,647, 3673-3739 ), mais conhecido como empório do Beto.
Beto é Umberto Livani, um filho de calabrês de dois metros de altura, bigode fino e fala mansa, quase mineira . Está sempre atrás do balcão acompanhado por Eliane. Os dois fazem toda o operação da mercearia à la ancienne: anotam os pedidos, distribuem as "provas" (ali sobrevive o hábito da prova antes da compra), fazem as contas na base do "vai um, ficam dois", e correm para o caixa. O empório foi aberto pelo pai do Beto na década de 70. Seu Domenico tinha bancas no Mercado Municipal da Cantareira e na Rua Anhanguera. Muitos dos fornecedores do empório do Beto são conhecidos desde os tempos do mercadão. Isso explica, em parte, a peculiaridade dos produtos.


LIGABUE, Luiz, H.//Compre à base do "prove-um-pedacinho" //São Paulo:/ESTADO DE S. PAULO /20 de agosto de 2009.//estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário