segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Bacalhau. Você realmente sabe qual peixe esta levando para casa?

Com batatas, ao azeite, à portuguesa ou até mesmo na grelha, as combinações são infindáveis para o preparo deste maravilhoso peixe e independente da forma de preparo é garantia de bons momentos à mesa, entretanto qual peixe comprar?
Agora só falta o fado.

É muito comum quando procuramos um produto, principalmente de origem animal, nos depararmos com várias qualidades do mesmo, com o bacalhau não é diferente. Atualmente existem varias classificações, quanto ao peixe, qualidade e até mesmo quanto ao local de onde foi extraido o bacalhau.

Todas essas classificações servem para facilitar a vida do consumido sem que precisemos nos preocupar em conhecer de forma tão tecnica e aprofundada o produto, são padrões internacionais de qualidade desprezados por muitos e por isso, às vezes, os consumidores levam gato por lebre, ou para os amantes do bacalhau, ling por cod fish.

Dentre as várias espécies de peixes comercializados como bacalhau destacam-se duas: a Gadus morhua, COD ou Bakailaoa, que habita as águas frias do Oceano Atlântico, nas regiões do Canadá e do Mar da Noruega, sendo o mais apreciado entre os bacalhaus e coroado como o verdadeiro bacalhau, e a Gadus macrocephalus que habita o Oceano Pacífico na região do Alaska, ou seja o peixe não é pescado em aguas quentes como nas costas portuguesas, apesar do que diz o senso comum.

Outros peixes salgados e secos também são comercializados com o nome genérico de bacalhau como o Gadus virens ou Pollachius virens (Saithe), o Molva molva (Ling) e Brosmius brosme (Zarbo). Já em Moçambique e na Guiné-Bissau, chama-se bacalhau ao Rachycentron canadun (Beijupirá), uma espécie de peixe da ordem Perciformes.

No rio Amazonas encontra-se o Arapaima gigas (pirarucu), que é conhecido também como "bacalhau-da-amazônia.

Existem mais três classificações genéricas que servem para estabelecer qual qualidade de bacalhau estamos comprando, são elas, imperial, universal e popular.

  1. Imperial é a melhor classificação. O bacalhau está bem cortado, bem escovado e bem curado. O cod (porto), imperial seria um exemplo do melhor dos melhores.
  2. Universal classificação que identifica o bacalhau que apresenta algumas manchas e pequenos defeitos, que não chegam a comprometem sua qualidade.
  3. Popular é o bacalhau que apresenta manchas e do qual faltam pequenos pedaços, extirpados pelo arpão na hora da pesca.


Existem também classificações quanto ao tamanho do peixe por exemplo uma caixa na qual vem escrito 8/10 comporta de 8 à 10 peixes, mas saber isso é de menor importância visto que bons estabelecimentos pesam e cortam o peixe na frente do consumidor.


 Com base nessas informações e é claro sabendo onde encontrar um estabelecimento honesto e de produtos de qualidade (de preferência que seja tradicional) é certo que você levará para casa um ótimo produto sem perigo de não saber a origem ou os padrões de qualidade do peixe, mas é possível que você não conheça tão bem o lugar onde irá compra-lo, ao contrário do que podemos pensar não é tão difícil diferenciar um peixe do outro sabendo as características básicas de cada espécie, porem esse é outro assunto para uma outra postagem.


Empório do Beto, bacalhau:

Gadus morhua, Imperial - R$ 42,00 kg

Gadus macrocephalus, Imperial - R$ 38,00 kg

Nenhum comentário:

Postar um comentário