sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Coisas que você não sabia a respeito da castanha-do-pará


A castanha-do-pará é rica em nutrientes e possui inúmeros componentes benéficos à saúde, como fibras, proteína, cálcio, ferro, potássio, zinco, selênio, vitamina e ácido fólico. Ficou famosa por conter alto teor de selênio, mineral que age no equilíbrio da tiróide, evitando oscilações de peso. Previne tumores, fortalece o sistema imunológico e protege o organismo contra a ação dos radicais livres. Alguns grãos de castanha, por dia, suprem todas as necessidades de selênio que o corpo necessita.

Amendoim, amêndoa e pistache são boas fontes de proteína e não devem faltar na nossa alimentação, e, principalmente no prato daqueles quem não comem carne. O zinco, presente especialmente na castanha-do-pará e de caju, tem papel fundamental na produção de glóbulos brancos, magnésio encontrado na maioria dessas castanhas. Ajuda a controlar a pressão e a reduzir sintomas da tensão pré-menstrual, sem falar no potássio, que dá uma mãozinha ao desenvolvimento dos músculos.

As gorduras monoinsaturadas presentes nestes alimentos também são uma vantagem e tanto. Reduzem o nível de colesterol ruim e aumentam o HDL, o colesterol do bem, responsável por limpar as artérias. Por isso, elas são armas poderosas para afastar as doenças cardíacas. Uma pesquisa norte-americana revelou que duas colheres de sopa de nozes por dia é capaz de reduzir em 13% o nível total de colesterol.

Cada 1% do colesterol reduzido significa 2% a menos de risco de doenças cardiovasculares. Porém, não esqueça de que, mesmo sendo do bem, essas gorduras carregam algumas calorias. Consumidas em excesso, acaba acarretando o aumento de peso. Por isso, o indicado é comer as castanhas no lugar de outro alimento, não apenas adicioná-las à dieta. Para quem quer usufruir dos benefícios das oleaginosas e ainda perder peso, a amêndoa é mesmo a melhor opção. Além de ser rica em nutrientes, 12 unidades têm menos de 100 calorias.
O ideal é consumir a porção ao longo do dia (quatro unidades no lanche da manhã, quatro no lanche da tarde e quatro antes de dormir, por exemplo). Qualquer que seja a sua escolha, o melhor é consumir as oleaginosas cruas. Se não gostar, uma boa alternativa é torrá-las, pois o calor do forno não é suficiente para tirar os benefícios dos nutrientes nelas contidos. Para preservá-las, conserve em lugares secos e longe da luz. Evite os grãos muito salgados, que favorecem na retenção de líquidos.

As castanhas devem fazer parte da sua dieta. Lembramos que é necessário consumi-las com moderação. Algumas dicas de como inseri-las de forma criativa e deliciosa no seu dia-a-dia. Na parte da manhã, misture amêndoas, nozes ou castanhas trituradas no iogurte ou nos cereais. São excelentes para comer entre as refeições. Para não exagerar, separe em um potinho ou saquinho pequeno na quantidade adequada e coma durante o dia.

Nas refeições, você pode adicionar as castanhas raladas ou em lascas em saladas, farofas, arroz e sopas. Além de nutrientes, os pratos agregam sabor e textura.  Enfim, saboreie como aperitivo as castanhas-do-pará e caju, pistache, amêndoa, amendoim e nozes. Viva muito mais e com mais saúde.

Texto pesquisado e estudado pela aluna Bruna Fontana Piovesan, do curso de graduação Ciência e tecnologia de Alimentos – Universidade Federal de Santa Catarina.

Janete Fontana – Loja Natufibras

Empório do beto, castanha do para:

Castanha do pará inteira padrão internacional de qualidade - R$ 45,00 Kg

Nenhum comentário:

Postar um comentário